Nokia compra a Alcatel-Lucent por US$ 16,6 bilhões [Atualizado]

Créditos da imagem: thaitech/Reprodução

Nokia anunciou hoje pela manhã a compra da Alcatel-Lucent, empresa Francesa que produz equipamentos de telecomunicações. As empresas vão se fundir, dando origem a Nokia Corporation. Após conclusão total da operação de compra, que está prevista somente para 2016 devido a análise de órgãos regulatórios, dois terços do capital da Alcatel-Lucent seguirão sob controle dos acionistas da Nokia e o restante nas mãos dos acionistas da Alcatel. O novo grupo vai ter sede na Finlândia (país onde é a sede da Nokia) e tem como objetivo criar uma nova gigante das telecomunicações para "bater de frente" com empresas como EricssonHuawei e Cisco

Esse anúncio chega aproximadamente um ano depois da Nokia ter vendido a sua divisão de dispositivos mobile para a Microsoft por quase US$ 7,2 bilhões. Com essa negociação, a Microsoft "matou" a marca Nokia em celulares e tablets, que antes chamados de Nokia Lumia, agora se chamam Microsoft Lumia. Sabe-se que um dos acordos nessa negociação, foi de que a Nokia não poderia voltar ao mercado de smartphones até o último trimestre de 2016, situação que deve sofrer uma reviravolta.

No Brasil, a Alcatel é conhecida pela sua divisão de celulares, Alcatel OneTouch, que produz dentre outros dispositivos com Android, o celular com Firefox OSAlcatel OneTouch Fire

Além disso, agora resta saber o que a Nokia vai fazer com sua divisão responsável pelo aplicativo HERE Maps, presente em dispositivos com iOS, Android, Windows Phone e Firefox OS. Apesar do aplicativo ser muito elogiado e possuir bons recursos, pode ser que ele seja colocado em segundo plano, se levarmos em conta a reestruturação pela qual a empresa está passando.

ATUALIZAÇÃO - 27/04/15

Dias depois da série de especulações que surgiram sobre a possível volta da Nokia ao mercado de celulares, a empresa publicou uma nota no seu site oficial desmentindo os boatos de que voltariam a fabricar celulares em 2016: “A Nokia reitera que atualmente não tem planos de fabricar ou vender aparelhos de consumo”.

Pelo menos por enquanto, quem tinha esperança de ver algum novo dispositvo da marca (talvez até rodando Firefox OS) vai ter esperar um pouco mais.
Compartilhar no Google Plus
    Comentários

0 comentários :

Postar um comentário