Mudança de estratégias no Firefox OS: Foco agora será qualidade


Anteriormente, os planos do Firefox OS eram claros: ele era um sistema operacional para smartphones de baixo custo com foco nos mercados emergentes, onde o acesso a esses equipamentos é caro e limitado. O que acontece porém, é que o sistema ainda não conseguiu muito espaço no mercado, e há motivos para que isso ocorra: baixa quantidade de dispositivos em que ele está disponível, dispositivos com poucas ou nenhuma atualização oficial para as versões mais recentes do sistema, falta de aplicativos mais conhecidos (o caso mais famoso é o do WhatsApp), dentre outros.

Parece que agora as coisas vão mudar. Recentemente o CEO da Mozilla, Chris Beard, divulgou em um e-mail enviado a todos os seus funcionários, que o Firefox OS está tomando novos rumos. A reestruturação do sistema recebeu o codinome de Ignite, e tem como objetivo de focar mais em qualidade e não apenas em ser um sistema para dispositivos baratos. O preço de um dispositivo é levado em conta na hora da compra, mais isso não é tudo. O que adianta ser barato se não for bom? A ideia é produzir um sistema que será escolhido pelos consumidores pela experiência de uso.

O objetivo da Mozilla no mercado, pelo menos agora, não é enfrentar nem a Google nem a Apple. O foco atualmente é melhorar os pontos fracos do sistema operacional e incluir novas funcionalidades com a ideologia de continuar mantendo o sistema o mais aberto possível, como por exemplo, continuar utilizando HTML 5 como base principal dos seus aplicativos. Além disso, também é cogitado também, portar aplicativos do Android para o sistema, assim como fez a BlackBerry e mais recentemente o Windows Mobile.

As mudanças anunciadas podem representar um bom recomeço para o sistema e finalmente trazer a visibilidade que o sistema tanto almeja.
Compartilhar no Google Plus
    Comentários

2 comentários :

  1. Sinceramente a Lg e a Firefox so fizeram merda, havia sim uma grande possibilidade deste sistema dar certo, o que faltou foram aplicativos de peso, infelizmente a firefox nao de a minima para portar os apps, se vc entrar na loja vai ver que so tem porcaria, completamente arrependido de ter adquirido este LG Fireweb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu idem,já abandonei o FF. como um sistema aberto, no mínimo, a Mozilla não poderia permitir a LG bloquear a atualização.

      Excluir